Prezados Amigos, A Central Liberty realizará uma abertura de reinauguração do Fórum, que será conduzida em conformidade com os preceitos éticos da Equipe CentralLiberty para esse tipo de trabalho. Estamos convidando voces a para compor o painel de participantes da pesquisa pelo fato da mesma ocupar uma posição de destaque em seu segmento. A metodologia de nosso trabalho, consiste nas seguintes ações: 1 - voces terem mais facilidade de ter contato com outras pessoas ; 2 - fazer downloads de programas , filmes confiaveis , jogos , e muito mais..". 3 - Abrimos vagas na nossa Equipe , deseja participar entrar em contato conosco no Fórum' Informamos que a tabulação da pesquisa será "aberta", ou seja, sem identificação dos respondentes, com exceção dos dados relativos a nossa Central Liberty. Ao final dos trabalhos a tabulação da amostra será enviada para sua organização, possibilitando a comparação. Os outros sites convidados são: Mafia dos Brutos Ltda., Avance Infor, Brasil na Net Downs, entre outras. Gostaríamos de contar com a participação . Equipe Central Liberty

10 Dicas para ser um bom programador.

Compartilhe
avatar
Blitsz~*
Coordenador
Coordenador

Golds : 0
Cadastrado : 01/01/1990
Posts : 325
Localização : |Þß Zöñë

^ 10 Dicas para ser um bom programador.

Mensagem por Blitsz~* em Dom Abr 15, 2012 10:02 pm

Programe jogos:

Esta é a coisa mais importante que um programador de jogos pode fazer. Não importa em qual linguagem ou tipo de jogo. O que importa é voce adquirir experiências programando jogos completos do início ao fim, e ter uma idéia geral de como tudo acontece. Outra dica seria dar preferência para vários projetos menores ao invéz de um único grande. Lembre-se, programar um mod é legal, mas prefira fazer algo seu, mesmo que seja simples. Monte um portifólio do seu trabalho.

Domine o básico:

Como um programador de jogos, há certas técnicas que você deve levar em sua bagagem. Entenda bem matrizes, vetores e suas operações, estrutura de dados e algoritimos, e principalmente, fundamentos de engenharia de software e programação orientada a objetos.

Conheça um pouco de C++:

Muitos jogos ainda são desenvolvidos com C++, para ser um bom programador você precisa pelo menos ter um conhecimento médio desta linguagem. Não preocupe-se em dominá-la por completo ainda. Até porque C++ é um lingugem bem “suja” e cheia de truques.

Concentre-se e uma escrita sólida, código limpo sem truques ou atalhos da linguagem. Não seja radical no uso de APIs (DirectX, OpenGL, etc), conheça os beneficios das demais disponíveis no mercado.

Aprenda mais de uma linguagem, de preferência uma com outra arquitetura e sintaxe bem diferente, como Python, LUA ou Java. Elas darão uma nova perspectiva tornando você um programador mais eficiente.

Nunca pare de aprender:

Não pense, nem por um momento, que uma faculdade será suficiente para ser um bom profissional da área. Um bom programador está sempre aprendendo coisas novas, mesmo depois de anos de experiência.

Com certeza não vão faltar novidades a serem aprendidas: novos hardwares, linguagens, tecnicas, API´s e algoritimos. E com tantos recursos para o desenvolvimento de jogos lá fora, não há desculpa para não estar sempre aprendendo através de livros, revistas, web sites e conferências.

Comunique-se:

Uma boa comunicação dentro de uma equipe é questão de vida ou morte na programação de jogos. Você deve comunicar-se de forma eficiente para coordenar esforços com os outros programadores, tanto para explicar como o seu código funciona para os artistas e designers, como também para entender qual feature o resto da equipe necessita. Isto sem falar que uma boa comunicação com seu chefe é um grande passo para um crescimento mais rápido, é importante mostrar o que você tem feito.

Como você adquire uma boa comunicação? Fazendo apresentações, compartilhando o que você tem feito com outras pessoas durante o lanche, escrevendo um blog detalhando suas experiências, ou participando em fóruns e lista de e-mails sobre desenvolvimento de jogos.

Ferramentas do mercado:

Aprender toda a teoria sobre progamação é importante, mas quando chega a hora da prática, você utilizará determinadas ferramentas para programação. Procure um bom editor, programa de controle de código e um debugador. Não se preocupe tanto qual seria o melhor do mercado, o importante é saber bem o que você pode fazer com ele e também utilizá-lo de forma eficiente.

Trabalhe com uma equipe em um grande projeto:

Se você trabalhou apenas sozinho em projetos, terá um grande choque quando iniciar seu primeiro emprego na indústria de jogos. Você terá que que além de explicar como seu código funciona, também preocupar-se em modificar grande blocos de código escrito por outros programadores. Procure ter experiências em grupo na escola, faculdade ou até mesmo em projetos de código aberto na web.

Jogue e estude os games:

Você deve sempre estar a par do último lançamento do mercado, além das últimas novidades tecnologicas na indústria. Não apenas jogue, estude os games.

Tente descobrir qual técnica de renderização de sombra eles estão usando, ou qual AI esta fazendo aquelas decisões táticas naquele game de estratégia. Encontre informações através de postmortems (Diário de bordo de um projeto finalizado) ou lista de e-mails e analise como elas podem ser aplicadas em seu jogo.

Escolha uma área de especialização:

Um programador efeciente tem um bom entendimento de como as diferentes áreas de um jogo trabalham juntas: graficos, AI, detecção de colisão, rede, interface do usuário, input, física e todo o resto.

No início de sua carreira, é muito importante ter uma visão do todo, mas em paralelo, iniciar a pensar em qual área você gostaria de dar mais foco. Depois de alguns anos você estará apto a especializar-se mais, tornando-se um expert nesta área.

Tenha uma educação diversificada:

Não tenha medo de abrir um pouco seus horizontes e aprender coisas não relacionadas diretamente a programação. Ter uma educação diversificada, ou até um passa-tempo não relacionado ao desenvolvimento de jogos, podem trazer grandes beneficios, muitos deles até inesperados.

Acima de tudo, aplique-se em terminar sua graduação da melhor forma possível aproveitando todo o conhecimento de professores e colegas.






Os ventos que as vezes tiram
algo que amamos, são os
mesmos que trazem algo que
aprendemos a amar...
Por isso não devemos chorar
pelo que nos foi tirado e sim,
aprender a amar o que nos foi
dado.Pois tudo aquilo que é
realmente nosso, nunca se vai
para sempre...
avatar
Wanted'
Gerente
Gerente

Golds : 0
Cadastrado : 21/04/1994
Posts : 252
Localização : Central Liberty

^ Re: 10 Dicas para ser um bom programador.

Mensagem por Wanted' em Seg Abr 16, 2012 12:01 pm



  • Paraben's Muito Bom.
  • Ajudara Bastante Pessoas.
  • Tópico Bem Organizado , Só Falta Umas Cores , Mais Tirando isso Muito Bom .
Matheus S.K | Design's For Web.










    Data/hora atual: Sab Nov 18, 2017 12:38 pm